Volumetria de Neutralização
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA INDUSTRIAL
PROFESSORA: MARIA ROBERTA DE OLIVEIRA PINTO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II
BRUNO TAVEIRA DA SILVA ALVES
PRÁTICA Nº1 PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
DAS ESPÉCIES QUÍMICA: HCl E NaOH
CAMPINA GRANDE – PB
2013
1 OBJETIVOS
Preparar e padronizar uma solução de Ácido Clorídrico e padronizar uma solução de Hidróxido de sódio
2 INTRODUÇÃO
A volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base é um método de análise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH-.
H3O+ + OH- ↔ 2H2O
Cuja extensão é governada pelo produto iônico da água.
Kw = [H3O+][OH-]
À primeira vista pode-se pensar que a reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base resultaria sempre em uma solução neutra. Entretanto isto não é sempre verdade, por causa dos fenômenos de hidrólise que acompanham as reações entre ácidos fortes e bases fracas ou ácidos fracos e bases fortes.
Além disso, a detecção do ponto final na volumetria ácido-base pode se tornar difícil devido a efeitos tamponantes gerados no meio reagente, que podem prejudicar a ação dos indicadores.
Os métodos titulométricos incluem um amplo e poderoso grupo de procedimentos quantitativos baseados na medida da quantidade de um reagente de concentração conhecida que é consumida pelo analíto. A titulometria volumétrica envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analíto.
Um padrão primário é um composto altamente purificado que serve como material de referência em métodos titulométricos volumétricos ou de massa. A precisão do método é criticamente dependente das propriedades desse composto. Os seguintes requisitos são importantes para um padrão primário:
1. Alta pureza. Os métodos estabelecidos para confirmar a pureza devem estar disponíveis.
2.