Volta dos que foram
Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe, pois o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo. Certo dia, quando vinha da escola, encontrou duas mensagens anonimas em sua caixa de correio com as perguntas Quem é você? De onde vem o mundo? . A partir daí passa a receber também cartões postais de um Major do Líbano para ser entregue à sua filha, uma menina chamada Hilde Knag que também fará aniversario na mesma data que Sofia, seguidos de um curso de filosofia. Sofia nunca havia ouvido falar nesse estranho Major e nem de Hilde, mas vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela. Curiosa, Sofia se interessa em resolver o enigma, torna-se aluna de um filósofo de cinquenta anos Alberto Knox que a introduz no pensamento de Sócrates, Aristóteles, Platão, Demócrito, o Império Romano, o Renascimento, o Cristianismo, o Iluminismo, René Descartes, Spinoza, o Romantismo, Marx, Darwin, Freud, Hegel, e muitos outros.
O autor mostra que, no início, era necessário a utilização do pensamento mitológico para que as pessoas pudessem compreender os processos naturais a sua volta e, ainda hoje, podemos observar características desse pensamento, como, por exemplo, algumas superstições.
Logo após a vitória de Atenas, apareceram os chamados filósofos da natureza que começaram refletir o mundo. São também conhecidos como pré-socráticos, e seu principal pensador foi Demócrito, com a sua teoria do átomo.
Após o desenvolvimento de tais teorias sobre a natureza do mundo, começaram a aparecer filósofos que se concentraram em descobrir a natureza do homem, sua relação com o mundo e a melhor forma de bem viver com este e consigo próprio, dando origem ao pensamento ético e moral baseado na razão, primórdio para uma feliz e reta vida.
O primeiro grande filósofo grego, mundialmente reconhecido foi Sócrates. Sócrates preocupou-se em descobrir e depois ensinar as pessoas que o verdadeiro conhecimento vem de