As possibilidade de intervenção do assistente social no atendimento a criança e o adolescente
SERVIÇO SOCIAL
AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE
AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Direito e Legislação Social,Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II E Planejamento Social.
Prof. Edna Braun, Jossan Batistuti, Maria Lucimar, Rosane e Grasieli Aliano
Teixeira de Freitas
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho versou sobre as possibilidades de intervenção doAssistenteSocial no atendimento a criança e o adolescente. Paratanto, foram utilizados como fonte de pesquisa:internet, livros e produções específicos da área.
Apresenta-se com o objetivo de demonstrar à questão da intervenção do Assistente Social no atendimento a criança e adolescentecomo algo cultural determinado pela relação de poder e o trabalho realizado para efetivação dos direitos desses sujeitos diante de tal demanda.
Naatuação junto a esta demanda, sefaz necessário um trabalho de reconhecimento da realidade vivida por esses sujeitos além de um acompanhamento sistemático com as famílias na busca de fortalecer os vínculos familiares na perspectiva de superaçãorompimento da violência.
Nessa concepção, os profissionais compõem a mudança de paradigma somos os agentes sociais desse processo de luta e temos responsabilidades dentro desta sociedade, no sentido de garantir novaperspectiva de vislumbrar a criança e adolescente como sujeitos de diretos e como pessoas em desenvolvimento.
AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE
A profissão do Serviço Social possui muita força, fez e faz parte de uma marcha histórica marcada por grandes conflitos, muitas lutas, avanços e uma trajetória de muito valor. O modo capitalista que produzir supõe um modo capitalista de