Volei
Grupo: Samuel Dias e Luana Bezerra.
Disciplina: Educação Física.
Prof.: José Queiroz
Voleibol:
Contexto Histórico, Prático e Social.
Recife, dezembro de 2012
Sumário
1. Introdução
2. Contexto Histórico
3. Contexto Prático – Fundamentos e Regras do Basquetebol
4. Contexto Social
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
Introdução
Este trabalho aborda o vôlei numa visão histórica, técnica e social, apresentando dados e fatos decisivos para a criação e difusão do esporte mundialmente. Nascido nos Estados Unidos no fim do século XIX, o voleibol contribuiu para a formação cultural e econômica e está diluído, oficialmente, em 214 países.
Contexto Histórico
O vôlei foi criado em nove de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan era criar um esporte em equipes sem contato físico com o adversário, para diminuir os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.
Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos Estados Unidos. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. A proeza se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi à vez de a seleção