Volei
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.
Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Primeiros anos do esporte
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.
BLOQUEIO
- é a defesa de uma cortada, realizada junto a rede.
- Só os jogadores de ataque podem praticá-lo.
- Consiste em saltar e procurar formar uma barreira com as mãos, tentando assim impedir a passagem da bola para seu campo.
MANCHETE ou RECEPÇÃO
é o golpe realizado com os antebraços unidos e com os braços estendidos para que a bola não toque no chão; o jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o levantador;
CORTADA
- é o salto seguido de um golpe forte e rápido, junto á rede, para que a bola vá direto para o chão do campo adversário principal fundamento de ataque;
- exige domínio, força, velocidade e precisão
- O cortador deverá considerar: seu repertório técnico, a qualidade do levantamento, a área coberta pelo bloqueio, armação de defesa adversária, seu estado psíquico e a situação de jogo e do set.
- alem da potencia do cortada, pode-se usar uma largada ( que é uma cortada mais leve) que visa desviar a bola.
.
Movimento para a impulsão na cortada . Movimento para a impulsão na cortada com a bola
TOQUE ou LEVANTADA
- é o passe mais