Dispositivos elétricos
Técnico em Eletromecânica
Disjuntores, fusíveis, luminotécnica e dispositivos de comando(contatores, temporizadores, botoeiras e sinalizadores).
SÃO LUÍS-MA
2013
Disjuntores, fusíveis, luminotécnica e dispositivos de comando (contatores, temporizadores, botoeiras e sinalizadores).
Trabalho apresentado à disciplina de Instalações Elétricas, com o objetivo de obtenção de nota. Ministrada pelo professor Júlio César.
SÃO LUÍS-MA
2013
INTRODUÇÃO
No ramo da eletricidade, nos deparamos com diversos circuitos e dispositivos que nos auxiliam para que haja um bom funcionamento em variadas situações, exemplos disso são os disjuntores que agem como dispositivos de proteção, juntamente com os fusíveis; Os dispositivos de comando que servem para facilitar o manuseio e promover um funcionamento rápido, prático e eficaz onde quer que estejam instalados, como contatores, temporizadores, sinalizadores e botoeiras que serão abordados com maior precisão no decorrer do presente trabalho. DISJUNTOR
Disjuntor é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos e tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores. Uma boa característica dos disjuntores, é que, além de proteger a corrente, ele também serve como dispositivo de manobra (NBR 5361).
Os disjuntores de interrupção ao ar livre são os mais simples e, historicamente, foram os primeiros equipamentos a serem utilizados. Para atender ao crescimento das potencias de interrupção, e a elevação dos níveis de tensão nos sistemas elétricos, surgiram os disjuntores a óleo mineral isolante.
Os disjuntores devem satisfazer as seguintes condições para um funcionamento ideal:
• Abrir e fechar um circuito com