Você é aquilo que você come!
Chocolate dá espinha? Vicia? Engorda? Entre verdades e mitos, numa coisa quase todo mundo concorda - chocolate é uma delícia.
O chocolate é composto por mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes necessários ao corpo, sendo fonte de proteínas, energia e gorduras, além de potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. Mais recentemente, estudos têm demonstrado que o chocolate escuro, principalmente o amargo, pode oferecer vários benefícios à saúde, como proteger os vasos sanguíneos, combater a hipertensão arterial e promover a saúde do coração.
Isso acontece porque o chocolate, mais precisamente o cacau, é rico em flavonóides, substâncias químicas antioxidantes capazes de diminuir a oxidação do colesterol LDL, um dos responsáveis pela formação de placas de gordura nos vasos sangüíneos e pela agregação de plaquetas. Além do poder antioxidante, os flavonóides exerceriam ação antiinflamatória sobre a parede dos vasos sanguíneos e estimulariam a produção de óxido nítrico, composto químico que induz ao relaxamento das artérias, diminuindo a pressão arterial.
Mas cuidado, isso não é motivo para sair comendo chocolate por aí. Os estudos ainda estão em fase inicial e não valem para o chocolate ao leite e branco. A pesquisa indica apenas que ele pode fazer parte de uma dieta saudável, desde que consumido com moderação, já que é um alimento muito calórico, possui grandes quantidades de gordura saturada e açúcar, podendo levar à obesidade quando consumido em exagero.
Veja alguns benefícios oferecidos pelo chocolate, quando ingerido com moderação:
O chocolate...
• estimula a produção de uma substância cerebral chamada serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar;
• evita a oxidação e a deterioração das células;
• melhora o funcionamento de veias e artérias, ajudando a prevenir infartos, derrames e outras doenças ligadas à má circulação;
• contém substâncias estimulantes como