CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO
O estudo da alimentação servirá para observar, planejar e refletir junto com o aluno na sala de aula, a busca de respostas para algumas situações, questões, etc. através de habilidades que não precisam ser trabalhadas de uma vez só. Segundo Carvalho (2004), uma atividade investigativa não pode se reduzir a uma mera observação ou manipulação de dados – ela deve levar ao aluno a refletir, a discutir, a explicar e a relatar seu trabalho aos colegas.
2. JUSTIFICATIVA
O estudo da boa alimentação é de grande importância para a formação e troca de conhecimento em sala de aula entre professor e aluno, pois o professor irá guiar e orientar o aluno nas atividades, permitindo-lhes assim a construção de novos conhecimentos a respeito do que está sendo dado em sala de aula.
Segundo Hodson (1994), quando participam de investigações científicas, os alunos aprendem mais sobre a ciência e ampliam mais seu conhecimento conceitual.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral
O conhecimento sobre alimentação não pode se resumir ao conhecimento apenas de fatos e conceitos. É fundamental, pois, que os estudantes, no decorrer de sua escolarização, gradativamente, desenvolvam um entendimento sobre o assunto, bem como das práticas utilizadas para chegar a uma boa alimentação. 3.2. Objetivos Específicos
Iniciar a prática em sala de aula através da observação feita através de um questionário.
Observar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem sobre a boa alimentação. Motivar e mobilizar os estudantes, promover o engajamento destes com o tema.
4. METODOLOGIA
O Local onde será realizado, será Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graziela Moura Ribeiro, localizada na, travessa Alferes Costa nº 100, bairro Sacramenta.
Estágio em campo de Ensino Fundamental de 5a a 8a séries, com a utilização de data show, vídeos e aplicação de questionário para alunos.
QUESTIONÁRIO
1- Pela manhã você
a) Não come
b) Toma