viver nas cidades medievais
RESENHA:
VIVER NAS CIDADES MEDIEVAIS
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
HISTÓRIA MEDIEVAL OCIDENTAL
MARCELO DIEGO COELHO DE VARGAS
São Leopoldo, 02 de junho de 2014.
O período da alta idade media e situada no tempo cronológico do século V e X da era cristã, sendo este o momento em que as instituições começaram a se moldar e assim criando as cidades e sociedades que estavam a vir ser pertencentes na Europa moderna, porém as cidades não surgiram nesse ponto da historia e sim com o aparecimento das sociedades organizadas no terceiro milênio antes de Cristo.
Durante o período do apogeu da expansão militar romana o seu império era vasto e tinha como domínio as cidades da Itália algumas regiões da Espanha, Portugal e o sul da Gália e com algumas cidades do norte da áfrica e do oriente, porem com o desmoronamento da do império romano que foi possível a o aparecimento dos reinos que situavam se na Europa Ocidental.
Quando o império romano ia caindo em ruínas os Bárbaros começavam a assumir a chefia das cidades que era parte do império romano, assim sendo conquistadas e comandadas por Bárbaros estas cidades perderam sua autonomia e deveriam se adaptar a sua nova realidade de vida para continuarem a existir.
Durante esta época a crise era enorme, problemas econômicos com baixa circulação de dinheiro, a falta de segurança nos territórios foram os principais causadores para deixarem a vida urbana para trás. As pessoas que viviam nas cidades produziam apenas o que lhes era necessário para poderem viver, mas o local das cidades era precário levando as pessoas a ruína pela falta de condições para a sobrevivência.
A vida urbana ela nunca sumiu apenas teve seu numero muito reduzido e os que ficaram mantiveram o artesanato como pratica, mas em pequena escala nos centros urbanos. As cidades havia locais que eram moradias de pessoas que praticavam o artesanato e outras para o estabelecimento de ambientes para o comercio de