Viver Com Saúde
Muito se tem falado hoje em dia na necessidade de cuidar da saúde de forma integral. Além da atenção com as questões físicas, que envolvem o controle da pressão arterial, do peso e parâmetros laboratoriais (colesterol, triglicérides, glicemia, entre outros), também se mostra fundamental a aquisição e a manutenção da saúde mental e emocional, como qualidade de vida. O controle do estresse, a melhora na qualidade do sono, o equilíbrio emocional, o aprendizado de novos comportamentos, para o enfrentamento e resolução de problemas ou dificuldades cotidianas, a necessidade de se buscar uma vida mais prazerosa e funcional, representam a todos nós humanos VIVER SAÚDE. É necessário o conhecimento e o controle das doenças que afetam nosso corpo físico e a nossa vida emocional, como a depressão, a ansiedade, o transtorno alimentar, o abuso de substâncias, entre outras, para uma vida saudável.
Neste trabalho faleremos um pouco sobre os dois estados físicos comuns, a saúde e a doênça. Falaremos também sobre os principios básicos que conservam a nossa saúde e como nos manter seguros, quer de forma individual como colectiva.
O objectivo deste trabalho é mostrar o valor de uma vida saudável e como podemos conseguir manter a nossa saúde, nos pretegendo contra as doênças.
Conceito de Doênça e Saúde
Doênça
Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”.
Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).
Dependendo do contexto, alguns conceitos, tais como anormalidade, desordem, patologia, perturbação etc., são utilizados como sinônimos de doença.
Saúde
Saúde significa o