Vivencia Crist No Trabalho
Nos dias de hoje, ser cristão encontra diversas situações, que vão desde o nosso modo de agir diante das situações relacionadas ao trabalho até o nosso comportamento com as pessoas. Talvez esta seja a mais importante e também a mais complicada, pois é através das situações que vivemos com as pessoas que sabemos quem realmente somos: se somos verdadeiros ou estamos sempre usando máscaras.
Em nosso dia a dia, sempre somos colocados à prova naquilo que se refere ao nosso cristianismo, direta ou indiretamente. Digo isso porque o nosso trabalho também é um lugar onde devemos ser quem somos, ou seja: se somos cristãos, temos que nos comportar como tal, e não ficar escondidos como verdadeiros “agentes secretos”, mais conhecidos como cristãos 007.
Isso não quer dizer que, para sermos identificados como cristãos, precisamos sempre usar camisas religiosas, crucifixos enormes, ter uma Bíblia aberta sobre a mesa, ou ainda estar sempre falando da Igreja. Isso não é necessário; bastam atitudes e bons exemplos, pois acima de tudo somos humanos, e estamos sempre sendo postos à prova em tudo.
Mas como sermos cristãos no trabalho? Podemos começar diante das situações relacionadas ao trabalho por si só; por exemplo: sendo pontuais, honestos, verdadeiros, ou seja, tendo características cristãs que nos farão, com certeza, pessoas melhores. Quantas vezes em nosso dia a dia não nos deparamos com situações em que talvez a verdade possa nos custar caro – como, por exemplo, quando cometemos um erro em nosso trabalho? No fim das contas somos humanos e estamos sujeitos a isso. A nossa primeira vontade, diante desse tipo de situação, sempre é procurar inventar um culpado, ou uma desculpa. Infelizmente, existem pessoas tão “espertas” que até já dizem a seguinte frase: “Se a culpa é minha, eu ponho em quem eu quiser” ou então “Errar é humano, mas procurar um culpado é mais humano ainda”. Desse jeito onde iremos parar?
Ao sabermos destas “qualidades” acima é que