viuva
Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais.
PPGEM
ANÁLISE GEOESTATÍSTICA
DO CONJUNTO DE DADOS
WALKER LAKE
Arilto Alves Valente
Edson José Maciel
Professor: Dr. João Felipe Coimbra Leite Costa
Laboratório: Laboratório de Pesquisa Mineral e Planejamento Mineiro
Porto Alegre
Abril 2008
Introdução a Geoestatística
1. Introdução
O presente trabalho conclui a disciplina de Introdução a Geoestatística do Curso de Especialização em Engenharia convênio UFRGS /SATC.
A análise geoestatística foi elaborada sobre uma base de dados gerada especificamente para fins didáticos, denominado Conjunto de Dados Walker Lake. Este conjunto de dados é derivado de um modelo digital de elevação (DEM), da área de Walker Lake em Nevada.
Os dados do banco utilizado não consistem das informações originais de feições topográficas mostradas na figura 1, mas são derivados de transformações matemáticas destes dados e a estes dados de elevação estão relacionados.
Figura 1- Mapa de Localização da Área O modelo de elevação digital original contém dados de elevação em cerca de dois milhões de pontos estabelecidos em uma malha regular. Estas elevações foram transformadas para produzir um conjunto de dados que consistem de três variáveis medidas em cada um dos pontos de uma malha retangular de 260 x 300 pontos. As duas primeiras variáveis (V e U) são contínuas e os valores variam de 0 a vários milhares. A terceira variável (T) é discreta e assume os valores 1 ou 2. As análises estatísticas foram elaboradas sobre as variáveis “u” e ”v” e embora sejam originárias de transformações matemáticas, não perderam uma característica fundamental para a análise geoestatística: são derivadas de fenômenos naturais (elevação) e são fisicamente relacionadas e dependentes,