viuva
Treinando os Gêneros Textuais
Treinando os
Prof. Beatriz Borges de Oliveira
Prof. Beatriz Borges de Oliveira
Ao analisarmos um texto devemos estar atentos a diversos de seus aspectos. Para facilitar tal análise , preencheremos um roteiro que facilitará na descoberta do gênero textual, além de nos ajudar a entender qual o melhor gênero e tipo de texto a utilizar em cada situação. Veja:
ROTEIRO DE ANÁLISE TEXTUAL
1. Tipo de texto.
-Jornalístico, crônica, conto, carta, bilhete, blog, e-mail, propaganda, publicitário, poesia, etc.
2. Assunto desenvolvido.
- Do que se trata (se fala) o texto.
3. Vocabulário empregado.
- Formal erudito, formal culto, informal coloquial e informal vulgar.
4. “Distanciamento” do emissor
- texto pessoal (1ª pessoa– eu acho, eu sinto); ou impessoal (3ª pessoa singulardeseja-se, busca-se). O uso de 3ª pessoa do singular pode ser pessoal ou impessoal.
5. “Objetivo” ou função do texto
- Em relação ao leitor. Ideia que quer transmitir.
1
09/05/2013
Texto 1:
Amazônia em Risco
O governo Lula tem pressa em conceder 13 milhões de hectares da
Amazônia a empresas privadas nacionais ou estrangeiras para fins de exploração por até 60 anos. Dia 14, nove dias depois de retirar o regime de urgência do projeto de lei 4776/2005, que prevê a concessão de florestas públicas, o
Executivo reapresentou o pedido à Câmara, conseguindo estender por mais 45 dias o limite para sua votação. O recuo momentâneo foi necessário porque quando o presidente da República solicita que projetos de lei de sua autoria tramitem em regime de urgência, a Câmara tem 45 dias para votar a matéria, e o Senado mais 45 dias para apreciá-la.
Quando o governo agiu, evitando um desgaste maior em sua empreitada de aprovar o projeto a qualquer custo, faltavam apenas dois dias para expirar o prazo estipulado. Caso isso acontecesse, nada poderia ser votado antes que o projeto fosse apreciado, trancando a pauta de deliberações da Casa,