Vitualização e paravirtualização
Este trabalho busca, de forma simples, explicar o conceito de maquina virtual, e mostrar que ela é uma tecnologia de extrema importância em inúmeras áreas da computação. Explicando ainda sua utilidade no que diz respeito ao aproveitamento de recursos de hardware. Além da explicação de seus modelos para a compreensão do trabalho.
Máquina Virtual
conceito
Podemos dizer que máquina virtual é uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real, esse processo é chamado de virtualização. Muito utilizada, seja para testar um sistema operacional diferente, ou para instalar um programa que não é compatível com sua máquina real e até mesmo sem saber, quando alguém joga um emulador de vídeo games (Super Nintendo, Atari, Mega Drive), estes emuladores são máquinas virtuais dos aparelhos reais.
Como funciona uma Máquina Virtual
Uma máquina real, é formada por vários componentes físicos que chamados de Hardware. De forma bem resumida, temos o processador central (CPU) e o chipset da placa-mãe, conectado a placa temos a memória RAM, o monitor, o dispositivo áudio, os discos rígidos, as unidades de CD/DVD e as portas de entrada e saída (USB, paralela, serial, rede). Numa computador real, o sistema operacional (o Windows, Linux, etc) gerencia essas diferentes partes. O sistema operacional se comunica com cada uma das partes quando necessário. Quando um programa precisa imprimir, ele se comunica com o sistema operacional que se comunica com o hardware, tornado o sistema operacional um intermediário entre os programas e usuários e o Hardware do computador, assim os programas ou os usuários não precisam saber como exatamente o Hardware funciona.
Uma máquina virtual é um aplicativo que roda sobre um programa de monitor de máquina virtual VMM (Virtual Machine Monitor), ou “monitor de sistema operacional para sistemas operacionais”.
A máquina virtual é executada sobre o VMM, que fornece informações