virtualização
Angela Bosing*
Evelacio Roque Kaufmann**
Resumo
Independente do ramo em que a organização atua, é fundamental manter políticas de segurança e de alta disponibilidade das informações e recursos para garantir a continuidade dos negócios. A virtualização é uma tecnologia que permite uma gestão eficiente dos recursos, otimizando a infraestrutura por meio da consolidação de equipamentos e gerenciamento centralizado, gerando economia. Neste artigo será demonstrado mediante cenários de testes, a aplicação da virtualização em servidores com o uso da ferramenta Xenserver, e analisado o desempenho em relação a servidores físicos. Também será apresentada uma sugestão da aplicação de virtualização em ambientes desktops.
Palavras-chave: Virtualização. Servidores. Desktops. XenServer. VMware.
1 INTRODUÇÃO
O cenário tecnológico das empresas passa constantemente por mudanças significativas, exigindo das organizações capacidade de adaptação para manterem-se produtivas e até mesmo no mercado. No entanto, a opção de aderência à uma nova tecnologia pode gerar insegurança aos gestores, pois há risco de se investir valores altos e não ter o retorno esperado (CHEDE, 2004, p. 26).
Sendo a informação um bem que agrega valor à organização, faz-se necessário o uso de recursos de
TI (Tecnologia da Informação) de forma apropriada para a administração dos dados e que permita a busca por soluções que desencadeiam resultados satisfatórios com o menor custo possível (ALECRIM, 2008).
O poder de processamento dos computadores aumentou consideravelmente nos últimos anos, entretanto, esse potencial não está sendo totalmente utilizado pelas máquinas, o que gera ociosidade dos recursos computacionais. Investindo em uma solução que diminua a subutilização desses recursos, gerentes de tecnologia têm aderido à técnica de virtualização (MACAGNANI, 2009).
Produzir sistemas cada vez menores e com maior poder computacional é o grande desafio da