Vitaminas
As vitaminas não produzem energia, por tanto não produzem calorias, elas intervêm como catalizadores nas reações bioquímicas provocando a liberação de energia. A função das vitaminas e facilitar a transformação que seguem os substratos através das vias metabólicas.
Algumas condições fisiológicas normais, como por exemplo, a gestação e a lactação, podem exigir também uma suplementação vitamínica.
Deste modo, as vitaminas podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade e suas funções no metabolismo e assim são divididas em dois grupos, as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As hidrossolúveis funcionam como coenzimas e as lipossolúveis compreendem as vitaminas A, D, E, e K, e não atuam como componentes das coenzimas. Vitaminas hidrossolúveis
Muitas das vitaminas hidrossolúveis são precursoras de coenzimas pra as enzimas do metabolismo intermediário. Exceto quando descrito, as vitaminas hidrossolúveis não são tóxicas e as quantidades armazenadas no corpo são normalmente pequenas. Quando ingeridas em excesso em relação à necessidade corporal, elas são facilmente excretadas na urina e, assim, devem ser continuamente supridas na dieta.
A necessidade de vitaminas hidrossolúveis deve sempre levar em conta o nível de atividade física do individuo, dado que o exercício ativa numerosas reações metabólicas cujas vitaminas são as coenzimas. Assim se chega a uma situação em que para as atividades físicas intensas, existem riscos de carências e por tanto aparecem como alternativa os suplementos vitamínicos. 1. Tiamina (vitamina B1) O pirofosfato de tiamina (TPP) é a forma biologicamente ativa da vitamina, formada pela transferência de um grupo pirofosfato do ATP à tiamina. O pirofosfato de tiamina serve como coenzima na descarboxilação oxidativa dos alfa-cetoácidos e na formação