vitaminas
Nutrição Humana
Jean Márcia Oliveira Mascarenhas jmarcia@uefs.br Introdução
Composta de carbono, hidrogênio e o oxigênio , possuem estrutura variada e de acordo com sua solubilidade se dividem Lipossolúveis e Hidrossolúveis.
Lipossolúveis são: A (Retinol), D (Calciferol), E
(Tocoferol) e K (Menaquinona)
Hidrossolúveis são: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina), B6
(Piridoxina), B12 (Cianocobalamina) e Vitamina C (Ácido
Ascórbico) as principais, sendo importantes também
Niacina, Ácido Fólico, Biotina, Ácido Pantotênico, Colina.
Lipossolúveis
Não possuem valor energético.
O organismo não as sintetiza e quando o faz é de maneira insuficiente. São absorvidas no trato intestinal junto com as gorduras, é importante a presença dos ácidos biliares para sua digestão e são transportados na forma de quilomicrons através do sistema linfático e corrente sanguínea. As vitaminas D e E , circulam ligadas a lipoproteínas.
O armazenamento se dá de forma diferente a A se armazenada no fígado, a D e E, no tecido adiposo e muscular, enquanto a K não é armazenada por não ter essa capacidade. Megadoses de vitaminas lipossolúveis são tóxicas ao organismo e são eliminadas pelas fezes e urina, mais pelas fezes. Vitamina A (Retinol)
Foi a primeira a ser identificada, é uma das mais importantes para a saúde humana, pois sua deficiência pode causar sérios problemas de saúde, morbidade e mortalidade infantil.
A carência de Vit. A é a principal causa de cegueira não acidental. Calculá-se que nos países em desenvolvimento como na África e Ásia, há cerca de
250.000 casos por ano deste tipo de cegueira em crianças são devido à carência na dieta.
A Vit. A é relativamente estável ao calor, bem sensível ao oxigênio e a luz, conserva-se bem quando armazenada a -70ºC (em atmosfera de nitrogênio).
Fontes
A Vit. A se origina de dois grupos de compostos: o
Retinol (pré-formada) obtidos dos alimentos de origem animal (gema