Vitaminas
Na presente pesquisa abordaremos as vitaminas suas funções, suas consequências e fontes aonde podem ser encontradas. O tema foi abordado devido à relevância do mesmo observando que o nosso organismo necessita das mesmas para a sobrevivência e alguns poucos têm afinidade com o assunto.
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
Vitamina C
Sinônimos: ácido ascórbico.
Doses diárias recomendadas: 60 mg
Principais funções: participa na formação de catecolaminas; aumenta a absorção de ferro pelo intestino.
Principais fontes: frutas e verduras frescas.
Manifestações de carência: lesões do colágeno. O escorbuto, um mal clássico dos marinheiros de longo curso, é, hoje em dia, uma doença praticamente desconhecida. Uma manifestação observada nos cabelos que pode sugerir a carência de vitamina C é quando os pelos se tornam crespos nos locais onde antes eram lisos. Vide o histórico acima.
Manifestações de excesso: formação de cálculos nos rins. Note-se que a dose diária recomendada é de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais contêm até 2000 mg por comprimido, o que significa a ingestão de 35 ou mais vezes o dose diária recomenda.
O efeito preventivo ou curador de doenças virais, como gripe, a prevenção de câncer, reduzir risco de doença cardíaca e catarata, o aumento das defesas orgânicas, tudo isso não está comprovado como sendo um efeito terapêutico útil da vitamina C.
As chances de obter um benefício para a saúde com o uso de altas doses de vitamina C são bem menores do que as de se conseguir uma doença a mais.
Alimentos ricos em vitamina C:
Mamão papaia: 1 unidade de tamanho médio (188 mg vit. C)
Brócolis: 1 copo (116 mg vit. C).
Suco de laranja: 1 copo (97 mg vit. C).
Morangos: 1 copo (84 mg vit. C).
Laranja: 1 unidade de umbigo (75 mg)
Kiwi: 1 unidade (74 mg)
Melão: 1 copo (68 mg)
Manga: 1 unidade (57 mg)
Vitamina B 1
Sinônimos: Tiamina
Doses diárias recomendadas: 1,5 mg. Para mães que amamentam e para idosos são 3,0 mg