vitaminas
Diversas afecções podem resultar em consequência da falta de determinadas vitaminas no organismo, como:
Hipovitaminose A
É causada pela deficiência de vitamina A levando a problemas como cegueira noturna, xeroftalmia, queratomalácia, infecções secundárias, modelação óssea defeituosa, hidrocefalia, cálculos renais, imunodepressão, diminuição do crescimento, entre outros.
Hipovitaminose das vitaminas do complexo B
Podem aparecer enfermidades como o beribéri (carência de vitamina B1); ariboflavinose (carência de vitamina B2); pelagra (carência de vitamina B3); deficiência de piridoxina (vitamina B6); deficiência de biotina (vitamina B7) é rara, mas quando ocorre os indivíduos apresentam dermatite, furunculose, alopecia, retardo no desenvolvimento, seborréia e eczema; deficiência de folato (vitamina B9) onde o indivíduo pode apresentar anorexia, apatia, anemia, cefaléia, distúrbios digestivos, cansaço, falta de ar, ulcerações na cavidade oral, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização e fraqueza; deficiência de vitamina B12, que gera uma anemia megaloblástica associada a tríade fraqueza, glossite e parestesia.
Hipovitaminose C
A carência de vitamina C leva ao escorbuto, no qual os sintomas apresentados pelos indivíduos acometidos são hemorragias gengivais, tumefação purulenta das gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária.
Hipovitaminose E
A falta da vitamina E leva a alterações neurológicas degenerativas da medula, como diminuição dos reflexos, diminuição da sensibilidade vibratória, da propriocepção e oftalmoplegia.
Hipovitaminose K
A falta de vitamina K pode ocorrer em casos de problemas na absorção intestinal mais comumente, e pode resultar em risco de hemorragia,