vitaminas
Enzimas e Vitaminas
Jequié-BA
Março de 2012
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Enzimas e Vitaminas
Trabalho realizado por Álvaro Jardim; Analu Silva Rocha; Lais Pereira Santana; Tamires dos Santos Nery, para atender a solicitação da disciplina de Bioquimica, sob a orientação do professor Mirabeau de Castro Muniz Teixeira, neste I semestre do curso de enfermagem 2012.1, da FTC ( Faculdade de Tecnologia e Ciência).
Jequié-BA
Março de 2012
Introdução
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam já as coenzimas são compostos orgânicos, quase sempre derivados de vitaminas, que atuam em conjunto com as enzimas, podendo classificar as vitaminas em liposolúveis e hidrossolúveis. As vitaminas devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos como frutas, verduras, legumes e carne, e a sua falta pode acarretar em diversas doenças avitaminoses.
História das enzimas
O nome enzima provém de "in yeasts", no qual suspeitava-se que as catálises biológicas estavam envolvidas com a fermentação do açúcar em álcool. A primeira descoberta foi feita por Payen e Persoz em 1833, quando encontraram uma substância termolábil no precipitado do álcool, extrato de malte, que convertia amido em açúcar, mais tarde denominada amilase. A primeira teoria foi publicada em 1835 por Berzelius. Pasteur em 1860 postulou que as enzimas estão associadas à estrutura e a vida da célula. Em 1877 Buchener obteve sucesso na extração de enzimas de células de leveduras que catalisavam a fermentação alcóolica. Isto demonstrou que