Vitaminas
São substâncias orgânicas especiais que atuam a nível celular como desencadeadores da atividade de enzimas (coenzimas).
Elas são atuantes em quantidades mínimas na química da célula, com função exclusivamente reguladora.
São produzidas habitualmente nas estruturas das plantas e por alguns organismos unicelulares.
Os seres mais desenvolvidos necessitam obtê-las através da alimentação.
Algumas vitaminas são obtidas pelos animais na forma de provitamina, substância não ativa, precursora das vitaminas propriamente ditas. Assim acontece com a vitamina A, que é encontrada como provitamina A ou caroteno; e a vitamina D2 (calciferol), obtida de certos óleos vegetais na forma de ergosterol ou provitamina D2. A falta de determinada vitamina no organismo humano causa distúrbios que caracterizam uma avitaminose ou doença carencial. Amelhor forma de se evitar as avitaminoses é consumir uma dieta rica em frutos, verduras, cereais, leite e derivados, ovos e carnes.
As vitaminas se classificam em hidrossolúveis e lipossolúveis, conforme sejam solúveis em água ou lipídios (óleos e gorduras).
São lipossolúveis as vitaminas A, D, E e K; as demais são hidrossolúveis.
As vitaminas hidrossolúveis dissolvem-se na água durante o processo de cozimento de verduras e legumes, por isso, recomenda-se o aproveitamento do caldo resultante.
Vitamina A (axeroftol ou retinol)
-> Pode ser encontrada no leite, na manteiga, na gema de ovos, nos óleos de fígado de bacalhau e baleia, na cenoura, nas pimentas e outros vegetais amarelos, alaranjados e vermelhos.
-> É termoestável, pois suporta temperaturas de até 100 0C.
-> É importante nos processos de cicatrização e entra na composição da rodopsina ou púrpura visual, substância formada na retina e necessária para o bom funcionamento da visão.
-> A sua carência provoca dificuldade de adaptação da visão em locais pouco iluminados, o que é conhecido como hemeralopia ou cegueira noturna. Também provoca a