Vitaminas
Lipossolúveis:
(solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Vitamina A:
Axeroftol.
Funções: Combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina.
Deficiências e toxicidade: A deficiência acarreta problemas de visão (xeroftalmia), secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais, infecções secundárias, imunodepressão, diminuição do crescimento. Toxidade associada com dores abdominais, vômitos, diarréia, amenorréia, alopecia, dores nos osso, astenia, fadiga, cefaléias, hepatoesplenomegalia, síndrome de pseudo tumor cerebral (hidrocefalia), dores articulares, pruridos, anorexia, vertigens, letargia.
Fontes: Fígado de aves, animais e cenoura, melão, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovos, pêssego, espinafre, caju, abacate, etc..
Vitamina D:
Calciferol.
Funções: A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas.Ela ainda: Ajuda a emagrecer, ajuda no crescimento, fortalece dentes e ossos, ajuda na hipertrofia, diminui a acne e melhora a fertilidade.
Deficiências e toxidade: As doenças causadas pela falta de vitamina D no organismo podem ser: Raquitismo, oesteomalácea, osteoporose, alterações ósseas importantes, como baixa estatura e pernas tortas e fragilidade dentária.
Os efeitos nocivos relacionados ao excesso de vitamina D no organismo são o aumento de cristais de cálcio na corrente sanguínea. Isso pode gerar doenças renais, gota e até mesmo doenças cardíacas.
Fontes: Óleo de peixe, fígado, gema de ovos, cereais enriquecidos, Leite e seus derivados, Arenque, salmão, sardinha e camarão. A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol.
Vitamina E:
Tocoferol.
Funções: A vitamina E está relacionada a terapias anti-envelhecimento, atua como agente antioxidante. Ela é indicada para mulheres em tratamento para engravidar, no