Vitaminas e minerais
Funções
Embora a vitamina A seja mais conhecida por sua função vital na visão, esta vitamina também tem outras funções como participar de atividades fisiológicas relacionadas ao sistema imunológico, á manutenção dos tecidos epiteliais e mucosas, crescimento, reprodução e desenvolvimento ósseo. Nos alimentos, a vitamina A ocorre normalmente como um composto de gordura chamada retinol palmitato.
Fontes
Encontrada em produtos animais, vegetais e frutas, as fontes naturais de vitamina A são abundantes. Suas principais fontes são :frutas e vegetais (de coloração amarela e vermelha), fígado, alimentos lácteos ,ovos ,óleo de fígado de bacalhau e etc.
O excesso
O excesso de vitamina A pode ser tóxico, quer seja tomada numa única dose (intoxicação aguda), quer durante um longo período (intoxicação crónica). Alguns exploradores do Árctico desenvolveram sonolência, irritabilidade, dor de cabeça e vómitos poucas horas depois de terem ingerido fígado de urso polar ou de foca, ambos ricos em vitamina A. A intoxicação crónica em crianças maiores e adultos é em geral provocada pela ingestão de grandes doses (dez vezes a quantidade diária recomendada) durante meses. A intoxicação pela vitamina A pode desenvolver-se nas crianças pequenas em poucas semanas. Os primeiros sintomas da intoxicação crónica são pouco cabelo e áspero, queda parcial das sobrancelhas, lábios gretados e pele seca e rugosa. Cefaleias intensas, hipertensão craniana e fraqueza generalizada são manifestações tardias. As protuberâncias ósseas e as dores articulares são frequentes, especialmente nas crianças. O fígado e o baço podem aumentar de tamanho. Se uma mulher tomar isotretinoína (um derivado da vitamina A usado para tratar afecções da pele) durante a gravidez, o filho pode apresentar malformações congénitas.
A deficiência a ausência de vitamina A, tem como principal causa, a cegueira noturna, que é o prejuízo da visão em ambientes com luz fraca.
também provoca:
- a atrofia do