Vitaminas lipossolúveis, hidrosolúveis e sais minerais
Vitamina A
• Importância:
A vitamina A é uma vitamina liposolúvel que age como antioxidante e é essencial para uma boa visão, crescimento saudável do cabelo, funcionamento adequado do sistema imunológico e das mucosas.
• Consequência da carência:
Uma das manifestações mais precoces da deficiência de vitamina A é a visão prejudicada, particularmente cegueira noturna leve. A deficiência persistente de vitamina A desencadeia uma séria de alterações, sendo que as mais devastadoras ocorrem nos olhos. Coletivamente essas alterações nos olhos são chamadas xeroftalmia. Primeiro há secura da conjutiva, a qual é seguida pelo acúmulo de resíduos de queratina nas pequenas placas opacas e eventualmente a ulceração da superfície da córnea com sua destruição e cegueira total. Outras alterações provocadas pela deficiência de vitamina A incluem imunidade prejudicada, sensibilidade à luz e ressecamento e infecção na pele e nas mucosas (xerodermia).
• Fontes Abacate Abóbora Acelga Brócolis Broto de alfafa Caju Cenoura Escarola Espinafre Mamão Manga Melão Pêssego Fígado de aves e outros animais Salsa, etc.
Vitamina D
• Importância
A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.
• Consequência da carência
No fígado, a vitamina D é convertida em uma forma que pode ser