Vitaminas hidrossolúveis
As fibras são componentes de alimentos de origem vegetal que não são digeridos pelo nosso tubo digestivo e que passam direto para o intestino grosso, pois o corpo humano não possui enzimas capazes de degradar essas fibras, mas são fontes de energia para outros animais que os utiliza com maior ou menor eficácia. Portanto não representam nenhum valor calórico ou protéico para o nosso organismo, porém tem um papel importante para o trato intestinal, fazendo uma limpeza das impurezas, ajudando na motricidade e dentre outros benefícios, como explica a publicação feita pela (American Association of Cereal Chemists (AACC) – 2000) “a fibra alimentar é a parte comestível das plantas ou carboidratos análogos que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado de humanos com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. A fibra alimentar inclui polissacarídeos, oligossacarídeos, lignina, e substâncias associadas à planta. A fibra alimentar promove efeitos fisiológicos benéficos, incluindo laxação, e/ou atenuação do colesterol do sangue e/ou atenuação da glicose do sangue”.
A determinação de fibras em alimentos pode ser por ação ácida/ básica e são quantificadas por gravimétrica e tem como objetivo determinar o teor total de fibras alimentares em determinado alimento, que nesse caso a análise foi efetuada em uma amostra de leite em pó.
2. DESENVOLVIMENTO (Método)
A técnica de determinação de fibras foi realizada no laboratório do Bromatologia da UNP - Universidade Potiguar no dia 02/03/2012. Inicia-se utilizando uma pequena quantidade de amostra com o peso em torno de 2g, foi utilizados o produto de (leite em pó) com o peso de 2,0175g onde foram adicionados em um béquer com 200ml de H2SO4 (ácido sulfúrico) á 0,3 N, e fervido por 30 minutos no digestor de fibras contados a partir da ebulição. Passados esse tempo esperar esfriar por cerca de 10 minutos e filtrar com funil de buckner e kitassato com o papel