Vitaminas Hidrossoluveis
As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo através da urina.
As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso longos cozimentos devem ser evitados.
As vitaminas hidrossolúveis são:
1. Vitamina B1
Nome Químico: Tiamina
Nome Popular: ?
Funções: Mantém sistema nervoso e circulatório saudáveis; auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga; converte o açúcar no sangue em energia.
Principais fontes: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.
.
Sua carência causa lesão cerebral potencialmente irreversível e também pode provocar algumas alterações como:
Beribéri: inclui a perda de peso, distúrbios relacionados ao emocional, neurite, degeneração dos nervos, perda da força, perda de apetite, dor nos membros, períodos de arritmia cardíaca e edema.
Encefalopatia de Wernicke: esta afecção está relacionada com a falta de vitamina B1 e a ingestão excessiva de glicose. Os sintomas apresentados nessa situação caracterizados por uma tríade: ataxia, oftalmoplegia e confusão mental;
Síndrome de Korsakoff: esta é a manifestação crônica da falta de vitamina B1. Os indivíduos afetados apresentam amnésia anterógrada, confabulação e desorientação.
A deficiência dessa vitamina ocorre freqüentemente em pessoas alcoólatras,desnutridos, êmese e em indivíduos que passaram por cirurgia bariátrica. Algumas substâncias podem prejudicar a absorção da tiamina,