Vitaminas hidrossoluveis
As vitaminas são moléculas orgânicas que desempenham uma ampla gama de funções no organismo. Dentre estas, a mais relevante é a de servir como cofatores em reações enzimáticas. Uma característica fundamental das vitaminas é a de que elas geralmente não podem ser sintetizadas pelas células de mamíferos e, portanto, precisam ser supridas na dieta. As vitaminas dividemse em dois grandes grupos, as hidrossolúveis e as lipossolúveis, divisão que também corresponde de certa maneira às funções desempenhadas pelas vitaminas, especialmente às das solúveis em H2O, que incluem o complexo B e a Vitamina C. Tiamina (B1) É composta pelos anéis tiazólico e pirimidínico unidos por uma ponte metilênica. A tiamina é rapidamente convertida no cérebro e fígado em sua forma ativa tiamina pirofosfato, TPP, por enzimas específicas, tiamina difosfotransferases.
Tiamina
Vitaminas hidrossolúveis: Tiamina (B1) Riboflavina (B2) Niacina (B3) Ácido pantotênico (B5) Piridoxina, etc (B6) Biotina Cobalamina (B12) Ácido fólico Ácido ascórbico (Vit C)
A reatividade do TPP reside no anel tiazólico, que forma um carbânion capaz de reagir com grupos carbonila de certos substratos que, de outra maneira, não seriam transformados pelas enzimas do metabolismo intermediário.
Carbânion forma aqui
Tiamina pirofosfato (TPP)
O TPP é coenzima para reações de descarboxilação de alfacetoácidos catalisadas por complexos enzimáticos (ex.: desidrogenases do piruvato e do alfa cetoglutarato), além daquela catalisada pela transcetolase da via das pentoseP.
1
A deficiência na ingestão de tiamina leva a uma redução acentuada na capacidade das células em produzir energia, como esperado pelo papel fundamental que o TPP desempenha nas reações mencionadas. A necessidade de tiamina na dieta é proporcional à ingestão calórica da dieta e para um adulto normal fica em torno de 1,0 a 1,5 mg por dia. Um conteúdo exagerado