vitamina
DEPERTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
BACHARELADO DE ENFERMAGEM
Aline Bispo Oliveira
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
Salvador
2015
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. A maioria destas vitaminas é componente de sistemas de enzimas essenciais, e muitas delas estão envolvidas em reações relacionadas com o metabolismo energético. Este tipo de vitaminas não é armazenado pelo organismo em grandes quantidades, sendo normalmente eliminadas pela urina.
São muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos.
VITAMINA C
O ácido ascórbico ou vitamina C, é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células.
A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Ácido instável e facilmente oxidado.
É encontrada em frutas cítricas, tomate, batata inglesa, batata doce, repolho, brócolis e ouro vegetais e frutas amarelas e verdes.
Doenças relacionada a sua carência
Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo.
Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com consequente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.
TIAMINA (B1)
A Tiamina pode apresentar-se sob a forma de pirofosfato ou trifosfato.
Desempenha um papel de co-factor para várias enzimas e participa no ciclo de Krebs, contribuindo para a produção de energia. É essencial para o metabolismo de proteínas, lípidos, ácidos nucleicos