vitamina C
Título:
Material:
1 comprimido efervescente de 1g de vitamina C;
Tintura de iodo;
Sucos de frutas naturais;
Suco industrializado;
1 chapa de aquecimento;
Copos de Becker de 100 mL e copos em geral;
Maisena;
1 copo de Becker de 500 mL;
1 balão volumétrico de 1000 mL;
Pipetas volumétricas;
Peras.
Procedimento: Colocar em um copo de Becker de 500 mL, 200 mL de água deionizada. Em seguida, aquecer até uma temperatura próxima a 50ºC, depois colocar uma colher de chá de maisena na água aquecida, agitando a mistura até que ela alcance a temperatura ambiente.
Dissolver o comprimido efervescente de vitamina C em água e transferir para o balão volumétrico de 1000 mL. Completar com água deionizada até a marca do balão.
Em 7 copos de Becker de 100 mL adicionar 20 mL da vitamina C dissolvida. Numerando-os de 1 a 7. No copo 2 adicionar 5 mL da solução de vitamina C. No restante dos copos adicionar 5 mL de cada suco escolhido anteriormente. Cada tipo de suco em um copo. Depois, pingar, de gota a gota, a tintura de iodo no copo 1, até atingir uma coloração azul. E então, anotar o número de gotas. Repetir o processo no restante dos copos, adicionando a tintura de iodo até atingir a mesma coloração do copo anterior.
Observações:
Conclusões:
Pode observar-se que no suco de limão natural há mais vitamina C do que o restando dos sucos; E no suco de laranja comum há menor concentração da vitamina.
Vitamina C:
A vitamina C, também denominada ácido ascórbico, é uma molécula utilizada na hidroxilação de diversas reações químicas celulares. Ela é hidrosolúvel, ou seja, o organismo utiliza a quantidade que necessita e elimina o excedente; possui coloração branca e é inodora. Quando submetida à altas temperaturas, por um longo período, é destruída.
Esta vitamina é encontrada em alimentos como frutas cítricas, morango, tomate, pimentão-doce, brócolis, couve-flor, batatas, batata-doce, goiaba, manga, alface, alho, rúcula, kiwi, entre outros.