pressao arterial
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Naiana Larissa Fentzlaff
PRESSÃO ARTERIAL
Joinville, Junho/2014
Naiana Larissa Fentzlaff
PRESSÃO ARTERIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Primeiros Socorros
Profº Daiane Cascaes Theodoro
Joinville, Junho/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir é sobre Pressão Arterial, mais especificamente sobre seus valores normais, causas de disfunção, sintomas das disfunções e tratamento. Seu objetivo é ampliar o conhecimento tido na prática em aula, com fundamentos teóricos. A metodologia utilizada foi a pesquisa em sites de saúde, entrevistas contidas em alguns sites e apostila concedida pelo curso.
1 - PRESSÃO ARTERIAL
O coração bombeia o sangue até chegar a todas as partes do corpo, através de canais chamados de artérias. Quando o sangue é bombeado ele é empurrado contra as paredes das artérias, essa pressão é chamada de Pressão Arterial. Esta é dividida em dois níveis:
- Sistólica: é o ponto mais alto da pressão arterial e acontece no momento da sístole cardíaca, quando o sangue sai do coração para chegar a todo corpo.
- Diastólica: é o ponto mais baixo da pressão arterial, acontecendo no momento da diástole cardíaca, quando o sangue volta para o coração.
Usamos para a aferição da pressão dois instrumentos: esfignomanômetro e estetoscópio.
1.1 VALORES NORMAIS DA PRESSÃO ARTERIAL EM ADULTOS E CRIANÇAS
Os valores considerados normais em adultos variam entre 100 a 140 mmHg para a sistólica e 60 a 90 para a diastólica, ou seja, 10/6 à 14/9.
Para crianças varia de acordo com a idade, como mostra o quadro abaixo:
IDADE
MÉDIA VALORES- SÍSTOLE/DIÁSTOLE 0-3 MESES
75/50MMHG
3 MESES-6 MESES
85/65 MMHG
6 MESES-9 MESES
85/65 MMHG
9 MESES-12 MESES
90/70 MMHG
1 ANOS-3 ANOS