vitamina A
A. Estrutura da vitamina A :
Vitamina A é um termo frequentemente usado como coletivo para várias moléculas relacionadas, biologicamente ativas .O termo retinóides inclui as formas natural e sintética da vitamina A, que podem ou não ter atividade de vitamina A.
1. Retinol:Álcool primário que contém um anel P-ionona com uma cadeia lateral insaturada, o retino! é encontrado em tecidos animais como um éster retinil com ácidos graxas de cadeia longa.
2. Retinal: É o derivado aldeído da oxidação do retinol.O retina! e o retinol podem ser facilmente interconvertidos.
3.Ácido retinóico: É o ácido derivado da oxidação do retinal. O ácido retinóico não pode ser reduzido no organismo e, assim, não pode originar retinal ou retinol.
4. Betacaroteno: Os vegetai contêm betacaroteno, o qual pode ser clivado oxidativamente no intestino em duas moléculas de retinal. Em humanos, a conversão é ineficiente e a atividade de vitamina A do betacaroteno é apenas cerca de um sexto daquela do retinol.
B. Absorção e transporte da vitamina A:
1. Transporte para o fígado: Os ésteres de retinol presentes na dieta são hidrolisados na mucosa intestinal, liberando retinol e ácidos graxos livres. O retinol derivado dos ésteres e de clivagem e redução de carotenos é novamente esterificado a ácidos graxos na mucosa do intestino e secretado como componente dos quilomicra no sistema linfático. Os ésteres de retinol contidos nos quilomicra são captados pelo fígado e nele armazenados.
2. Liberação a partir do fígado: Quando