vita reta
É em razão do caráter prático da fé, quanto ao cumprimento das ordenanças de Deus, que se afirma na mesma Bíblia que o nosso culto é racional, ou seja, a fé possui também este caráter prático de ser comprovada através do fato de darmos crédito aos mandamentos de Deus, para os praticarmos. Demonstramos então que cremos verdadeiramente em Deus, quando Lhe obedecemos praticando tudo o que nos tem ordenado na Bíblia, para esta presente dispensação do Espírito Santo, ou da graça. É assim que se revela que somos de fato pessoas de fé. Pelo testemunho prático de nossas vidas pelo que pode ser observado pelos outros no nosso modo de proceder, ou seja, no nosso comportamento.
A ética cristã tem elementos distintivos em relação a outros sistemas. A ética cristã é a ciência da conduta humana que se determina pela conduta divina. Os fundamentos da ética cristã encontram-se nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, entendidas como a revelação especial de Deus aos seres humanos.A ética é importante para a vida diária do cristão. A cada momento precisamos tomar decisões que afetam a outros e a nós mesmos. A ética cristã ajuda as pessoas a encarar seus valores e deveres de uma perspectiva correta, a perspectiva de Deus. Ela mostra ao ser humano o quanto está distante dos alvos de Deus para a sua vida, mas o ajuda a progredir em direção esse ideal.
A ética do antigo testamento cumpre-se ou completa-se em Cristo e em seu Sermão da Montanha. W. D. Davis disse: “as aspirações éticas do Antigo testamento e do judaísmo, dos profetas e da lei não foram anuladas na dispensação cristã; foram cumpridas. A igreja antiga aceitou conscientemente as preocupações morais de Israel, iluminada e completa a pela vida, morte e ressurreição de Jesus”A Ética diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver