America central
Introdução
A América Central é a parte do continente americano que une a América do Sul a América do Norte. Ao norte é limitada pela Península de Iucatã (México) e ao sul pela Colômbia. É dividida em duas partes: Ístimica (parte continental que liga a parte sul com a norte da A-mérica) e Insular (ilhas).
A vegetação da América central
A América Central é um subcontinente da América, o qual ocupa uma área de 550 mil km2.
O território abrange uma grande variedade de elementos naturais.
subcontinente é formado basicamente por montanhas, quase sempre formadas a partir de fenômenos como o vulcanismo e tectonismo.
Existem montanhas ao longo de toda a região, sendo que as situadas ao sul são uma con-tinuação dos Andes; a mais alta é o monte Tajumulco, na Guatemala, com 4 220 metros de altitude. A maioria é vulcânica, pois a região fica numa junção entre uma placa de crosta e uma perigosa zona de terremotos.
Nas áreas montanhosas mais elevadas, além de uma vegetação herbácea gigante, domi-nam ciprestes, juníperos epinheiros (araucária). A floresta subtropical, muito rica em for-mações arbóreas, onde predominam as lianas,bromeliáceas e orquideas, é típica das terras situadas a altitudes médias (1000 a 1800m). Nas regiões de transição entre a floresta tropi-cal e a subtropical crescem associações vegetais dos dois tipos, enquanto nos planaltos áridos daGuatemala, Honduras e El Salvador a cobertura florística compõe-se principalmente de arbustos raquíticos, plantas xerófitas e cactos. Finalmente, nas áreas localizadas abaixo de 600 m surgem as formações tropicais, ricas em palmáceas (especialmente a Attalea cohune), além do caucho (Castilloa elastica) e do acaju (Swietenia mahogany).
O clima da América Central
A América Central apresenta três zonas climáticas distintas à denominada “terra quente”, que