Visão
* Competências Pessoais
Uma pessoa que se conhece poderá, mais facilmente, superar os seus pontos fracos e desenvolver os seus pontos fortes. Deste modo, dará um passo decisivo na construção da auto-estima e da auto-confiança, atitudes facilitadoras da comunicação interpessoal.
As Competências Pessoais são inerentes ao próprio indivíduo e dependem de alguns factores relacionados com as suas origens e com o seu desenvolvimento infantil. Aqui entramos no contexto da personalidade e do carácter dos indivíduos das questões sociais e profissionais. Assim, podemos considerar que as competências sociais são influenciadas pelas características da personalidade e pelos traços de carácter dos indivíduos.
Considerando que a personalidade tem uma forte influência dos factores genéticos e que o carácter depende, essencialmente, das influências sentidas ao longo do nosso desenvolvimento, podemos concluir que a aquisição de competências pessoais depende da junção destes dois pilares do ser humano. As competências pessoais remetem para capacidades de auto-gestão, ou seja, todos os requisitos relacionados com aspectos inerentes ao indivíduo e que, apenas a ele, cabe a sua organização e administração.
Assim, podemos designar diversas capacidades inerentes às competências pessoais, tais como: * Auto-consciência – é o conhecimento e a compreensão dos nossos estados internos, emoções, intuições, bem como o efeito deles.
Da Auto-consciência fazem parte: * A Consciência Emocional, que é reconhecer as emoções que estamos a senir e porquê; compreender as ligações entre os nossos sentimentos e o que pensamos, fazemos e dizemos;
* A Auto-Avaliação, que consiste na avaliação dos nossos “estados de alma”, ou seja, é conhecer e avaliar/valorizar as nossas forças e fraquezas e como os nossos sentimentos afectam o nosso desempenho em determinada situação;