Visão
Uma parte da genialidade de nosso corpo está na sua capacidade de converter um tipo de energia em outra. A transdução sensorial é o processo pelo qual nossos sistemas sensoriais convertem a energia do estimulo em mensagens neurais. Nossos olhos, por exemplo, recebem energia luminosa e operam a transdução da energia em mensagens neurais que o cérebro processa naquilo que nós vemos.
Em termos científicos, o que atinge nossos olhos não são as cores e sim pulsos de energia eletromagnética que nosso sistema visual percebe como cor. A acuidade, ou precisão da visão, pode ser afetada por distorções na forma do olho. Normalmente a córnea e o cristalino focam a imagem de qualquer objeto na retina.
Uma pessoa com miopia possui a percepção de objetos próximos muito mais precisas de que objetos distantes. Já o astigmatismo é o oposto da miopia, a dificuldade de percepção é para objetos próximos.
Olho
É o órgão responsável pela visão no ser humano. Suas principais partes são: Pupila, Cristalino, Íris, Córnea, Retina, Fóvea e Nervo Óptico.
Pupila ou Menina do olho, é a parte olho com um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina. Localiza-se na parte média do olho e tem por função regular a quantidade de luz que passa pela retina.
Cristalino é um citosistema altamente organizado que se localiza entre a íris e o humor vítreo.
Íris é parte mais visível (e colorida) do olho.
Córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho. Fica localizada na região polar anterior do globo ocular.
Retina é membrana mais interna do olho, onde se encontra o nervo óptico, responsável por enviar os estímulos luminosos ao cérebro.
Fóvea fica localizada no fundo da retina, é bem pequena e é nela onde há o encontro focal dos raios paralelos que penetram no olho.
Nervo óptico é um grupo de fibras nervosas, de forma tubular, com algumas