plano de aula
Faculdade de Educação
Disciplina: Didática
Professora: Carmensita
Plano de Ensino de Unidade
1. JUSTIFICATIVA
A Educação Musical começou a ser repensada no Brasil por meio da obrigatória inserção da música como conteúdo no currículo da escola regular.
Apesar de a música ser reconhecida como capaz de ampliar a capacidade expressiva e reflexiva dos alunos, o fazer musical tem o objetivo de auxiliar os alunos na aquisição de habilidades musicais e na criação, composição e invenção das diversas formas de musicalização.
O tocar, a apreciação musical e as leituras são práticas que constituem em atividades essenciais para a sala de aula. Dessa forma, é importante que a educação musical se efetue por meio de aulas de música e não somente sobre o que é música.
Espera-se que este trabalho promova momentos para reflexão e discussão com o intuito de ampliar os horizontes sobre a música, além de possibilitar aos alunos a experiência musical dentro de uma sequência progressiva de conceitos e habilidades musicais, como por exemplo, as habilidades vocais, motoras, instrumentais, auditivas e criativas, e estabelecer conceitos musicais como ritmo, melodia, harmonia, timbre, forma e qualidades expressivas.
É preciso que a prática do ensino e a aprendizagem sejam conscientes e criativas e não meramente intuitiva e reprodutora, lembrando que, ao mesmo tempo em que se ensina também se aprende.
2. OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Conhecer e reconhecer as diversas formas de musicalização, que podem ser incorporadas no contexto social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o pulso ou ausência de pulso e o apoio (tempo forte e fraco).
Diferenciar a duração do som: curto ou longo.
Diferenciar a altura dos sons graves e agudos e perceber o contorno melódico.
Perceber a presença e ausência de acompanhamentos e identifica-los (piano, violão, percussão e voz).