Visão transformadora
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO CURRÍCULO E AVALIAÇÃO A APRENDIZAGEM
PÓLO: OLHO D’ÁGUA DAS FLORES
ALUNA: Léia Melo
Atividade: tentem relacionar a letra da música de Nando Reis, interpretada pelos Titãs, com a visão de mundo redentora. E diga por que o eu-lírico da letra tem uma postura de natureza mais transformadora do que redentora.
Relacionando a letra da música com a visão de mundo redentora, pode-se afirmar que o sujeito em questão age de forma padronizada, onde o que prevalece é a hierarquia, nada mudou tudo está devidamente como antes, tudo muito cômodo, não precisa de mudança na vida, no corpo e na mente, não se deu conta das transformações que surgem com os seres durante todo o processo de vida. Os seres humanos inclusive, assim como os animais, nascem crescem se reproduzem e morrem. Portanto, a letra fala de uma pessoa parada no tempo, que dormiu e quando acordou tudo estava diferente, seu rosto sua família, sua casa, seu corpo, suas roupas ,enfim, completamente tudo estava diferente e ele não se deu conta de quanto tempo teria passado, teria ele uma visão tradicionalista, hierárquica, padronizada?, mas a força da natureza transforma as pessoas e tudo ao nosso redor.
Mas ao interpretarmos a letra, ela nos mais sobre a visão de mundo transformadora, do que redentora, pois envolve mudanças de hábitos corpo e mente, onde a força da natureza nos leva transformações, e essas transformações acontecem com o passar dos anos, não se prende a padrão, ao tradicionalismo. Por isso se refletirmos como o autor se comporta ao mencionar “ eu não vou me adaptar” claramente vamos observar que ele não está preparado para as coisas novas, para os novos avanços, novos conceitos de mundo. A natureza não perdoa, se não agirmos em determinados momento,s ficamos parados no tempo, sem conhecimento.