Visão Geral do Planejamento Estratégico e sua Importância para a Saúde da Empresa
A caminhada do planejamento é uma tarefa que exige tempo, disciplina e coragem para vencer os desafios planejados e também os inesperados.
Outro ponto importante, falando sobre a importância do planejamento, é que a maioria dos colaboradores das empresas e principalmente nos órgãos públicos, não sabe quase nada a respeito dos objetivos (onde a organização quer chegar), e por conseqüência, também não sabe o por quê, o como, quem são os envolvidos, quanto e outras informações importantes. Este desconhecimento é uma das razões do pouco comprometimento dos colaboradores com a organização e seus desejos.
É comum, no contexto da prática diária da gestão, que organizações estabeleçam objetivos para os anos seguintes sem a menor base estruturada para obtê-los. Robert Hoden em seu livro, SUCESSO INTELIGENTE: Aprenda a Evoluir (Butterfuly Editora), diz já no primeiro capítulo do livro: “Em meus seminários sobre Sucesso Inteligente repito sempre aquele velho ditado: A definição de loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar obter resultados diferentes”
As organizações que investem na elaboração e manutenção (dinâmica) de um Planejamento Estratégico têm como benefício a ordenação dos esforços, estruturação de metas claras, reconhecimento do ambiente e no estabelecimento de objetivos de longo prazo. O conceito é que, além de ser uma poderosa ferramenta gerencial, o Planejamento Estratégico é ainda um instrumento pedagógico no momento em que o mesmo estimula a criatividade, o raciocínio crítico e a ação dos colaboradores nos vários níveis.
Embora a metodologia do Planejamento Estratégico seja única, há diferenças de abordagens nos vários setores de