planejamento
O objetivo geral deste artigo foi verificar a importância do planejamento estratégico na gestão das empresas. Os objetivos específicos foram verificar a realidade das empresas, resaltando a importância de se fazer um planejamento antes de qualquer decisão e se montar planos de ação para a implantação dos métodos criados no planejamento. Identificar o grau de conhecimento dos empresários, sobre os impactos que o planejamento estratégico irá causar nas empresas. Enumerar as ferramentas de controle usadas na elaboração dos planos de ação, identificar a implantação dos planos de ação, listar e descrever os resultados que o planejamento trará para a empresa. Para este artigo foi realizado um estudo de caso, visando a elaboração de planejamento estratégico em uma empresa do ramo de assistência à saúde. Este aspecto possibilitou traçar parâmetros entre a realidade estudada e a teoria pesquisada. A pesquisa bibliográfica abastece com conteúdo, possibilitando um melhor desenvolvimento e prática dos objetivos. Para desenvolvimento deste estudo de caso foram utilizadas como ferramentas a pesquisa bibliográfica, a documental e de campo, as entrevistas com os envolvidos no processo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados questionários junto aos funcionários da empresa. Conclui-se que é imprescindível haja planejamentos a longo prazo nas empresas, pois quando não existe este planejamento corre-se o risco de as empresas fecharem em pouco tempo.
Palavras Chave: Planejamento Estratégico. Planos de Ação. Resultados.
ABSTRACT
KEY WORDS
INTRODUÇÃO
Simplificadamente pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar ideias com relação a certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado.
O conceito de Planejamento nasceu nas situações de concorrência como na guerra, jogos ou até em negócios onde cada um usa de recursos ou subterfúgios para anular, enganar o adversário, concorrente