visão do futuro de rio das ostras
CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO, PLANO DIRETOR E GESTÃO DE PROJETOS
ATIVIDADE: Com base nas informações sobre a Construção da Visão do Futuro, em nível nacional,como recurso para o Planejamento Governamental apresente quais os principais tópicos ou dimensões necessária para construção da Visão de Futuro do Planejamento governamental em nível municipal – Tareja A1 Unidade 1
ATUAL PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS CONSTRUÍDA EM 2005
PLANO DIRETOR
O Plano Diretor municipal é um instrumento de planejamento e gestão de municípios e prefeituras, considerados atualmente de importância questionável. A realização desse instrumento deve ser compatibilizada com regulamentos da própria Constituição Federal, Lei da Responsabilidade Fiscal e o Estatuto da Cidade.
O Plano Diretor Municipal orienta a política de desenvolvimento e de ordenação urbana do município. O propósito do desenvolvimento econômico local ou municipal é construir a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva econômica e a qualidade de vida de todos. A capacidade das comunidades para melhorar a qualidade de vida, criar novas oportunidades econômicas e lutar contra a pobreza do seu território.
MUNICÍPIO PESQUISADO – RIO DAS OSTRAS
HISTÓRIA DE RIO DAS OSTRAS NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Igreja Nossa Senhora da Conceição POÇO DAS PEDRAS
A história de Rio das Ostras data de 4 mil anos, quando era habitada por caçadores e coletores semi-nômades, cuja a presença pode ser comprovada em seu solo repleto de sambaquis.
Rio das Ostras se situava na Capitania de São Vicente e nessa época se chamava Leripe.
Os jesuítas construíram a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o Poço das Pedras ( local onde as pessoas pegavam água).
No século XIX, o crescimento da cidade deu-se ao redor da igreja e o povoado se tornou ma rota de tropeiros e comerciantes rumos a Campos e Macaé, esse arraial