Visual Basic
I. Introdução
II. Desenvolvimento
1. Linguagem de Programação
Linguagem de Programação é um conjunto de ferramentas, regras de sintaxe e símbolos ou códigos que nos permitem escrever programas de computador, destinados a instruir o computador para a realização de suas tarefas.
1.1. Elementos de uma linguagem de programação
Os Elementos fundamentais de uma linguagem de programação:
Variáveis e constantes
Estrutura de controlo
Sequência
Decisão
If cond Then
If cond Then acção else
Select Case
Repetição
Do … Loop
For … next
For Each … Next
Tipos de dados
Simples
Estruturados
Entrada e saída de comandos
Funções
Operadores
Aritméticos
Lógicos
Relacionais
1.2. Classificação de uma linguagem de programação
As Linguagens podem ser classificadas de duas formas quanto aos paradigmas, quanto aos níveis de facilidade de programação e quanto a sua aplicação.
1.2.1. Quanto aos Paradigmas de programação
Paradigma – é um modelo padrão ou forma de programação suportado por linguagens que agrupam certas características comuns;
1.2.1.1. Paradigma Imperativo
O Paradigma Imperativo é baseado na arquitectura de Von-Neumann. É o primeiro paradigma a existir e até hoje é o dominante.
Paradigma imperativo, também conhecido como paradigma procedural segue o conceito de execução de uma sequência de comandos pelo computador, passo-a-passo, modificando dados e variáveis a fim de chegar ao resultado esperado.
Exemplo de Linguagens que usam o paradigma: Ada; ALGOL; Assembler; Basic; C; Cobol; Fortran; Pascal; Python; Lua;
1.2.1.2. Paradigma Estruturado
Este paradigma preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração. Tendo, na prática, sido transformada na Programação modular, a Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as subrotinas e as funções. Foi a forma dominante na criação de