Alcoolismo - publicidade
Brasília
2013
O ALCOOLISMO E SUA RELAÇÃO COM A PUBLICIDADE
Resumo
O trabalho apresenta um problema grave muito frequente hoje na sociedade brasileira, o alcoolismo. Esse problema é bem antigo e seu crescimento está relacionado com diversos fatores, podendo ser minimizado na maioria dos casos, e solucionado em poucos casos. A publicidade tem uma relação devido a propagandas de bebidas alcoólicas, mas também pode ser útil como prevenção, com anúncios e propagandas de combate ao alcoolismo.
Índice
Introdução
O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais trazem custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.
Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social e cultura, a saúde psicológica e a predisposição genética.
Os tratamentos para o alcoolismo são muito variados, que procura ajudar as pessoas a diminuir o consumo de álcool, seguidas por um treinamento de suporte social de modo que ajude a pessoa a resistir ao retorno do consumo dessa droga. Um exemplo para esse tipo de tratamento é a desintoxicação seguida por um conjunto de terapia de suporte, atendimento em grupos de auto-ajuda (como os Alcoólicos Anônimos), etc.