Alcoolismoxtabagismo
1079 palavras
5 páginas
ALCOOLISMO XTABAGISMO
Dr. Jorge Carlos Rezek
Supervisor Médico
O que é?
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes.
Dependência
O reforço positivo e o reforço negativo.
O reforço positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo é agradável a pessoa busca os mesmos estímulos para obter a mesma satisfação.
O reforço negativo refere-se ao comportamento de evitação de dor ou desprazer.
Tolerância
A tolerância é a necessidade de doses maiores de álcool para a manutenção do efeito de embriaguez obtido nas primeiras doses.
O alcoólatra de "primeira viagem"
Sempre tem a impressão de que pode parar quando quiser e afirma: "quando eu quiser, eu paro".
Essa frase geralmente encobre o alcoolismo porque o paciente nega qualquer problema relacionado ao álcool, mesmo que os outros não acreditem, ele próprio acredita na ilusão que criou.
O alcoolismo é genético?
A influência familiar do alcoolismo é um fato já conhecido e aceito. Constatou-se que quando um dos gêmeos idênticos se torna alcoólatra o irmão se torna mais frequentemente alcoólatra do que os irmãos gêmeos não idênticos. Essa constatação mostra a influência genética real, mas não explica porque, mesmo tendo os "gens do alcoolismo," uma pessoa não se torna alcoólatra.
DIAGNÓSTICO
O alcoolismo é um conceito completamente diferente. É uma doença, um vício, devendo ser tratado como tal. Não podendo ser considerado de modo algum falha de caráter.
Mesmo sendo importante a quantidade do álcool ingerido, essa é uma consequência.
Síndrome do blackout
Pode ocorrer em bebedores esporádicos ou crônicos e caracteriza-se por amnésia que pode durar horas, sem perda de consciência da realidade durante a crise. O blackout (ou apagamento) acontece porque o álcool interfere nos circuitos cerebrais encarregados de arquivar
acontecimentos