Visual basic
Caso você já tenha alguma experiência anterior em programação, principalmente sendo esta sobre a plataforma DOS, terá que se acostumar com a idéia de que, a programação Procedural não será utilizada, substituindo a mesma pela programação ditada por eventos. Neste caso, para se programar em Windows, independente de ser no Visual Basic ou no Delphi, por exemplo, é entender sua lógica. Este será nosso objetivo a seguir: Em uma programação ditada por eventos, temos basicamente três fatores que temos que considerar:
•
•
•
Janelas : é o veículo usado como saída pelo Windows para a comunicação com o usuário e esta poderá ter diversos formatos, como por exemplo, uma janela do tipo "diálogo de mensagem", como a que é utilizada pelo Windows para efetuar o Log-Off de um usuário. Eventos : As janelas, para que desempenhem um papel, devem responder a eventos. Mas o que são eventos? Veja um exemplo ... quando você clicou no quadrado representado por um "x", é disparada uma ação, neste caso a de fechar a janela. No exemplo dado, a janela respondeu a um evento, disparado pelo clique do mouse em um determinado local desta. Mensagens : Ao acionar um determinado evento, uma mensagem deverá ser enviada para o sistema operacional, solicitando uma determinada ação.
Com base no que vimos até este ponto, podemos concluir que uma aplicação orientada por eventos deverá responder a ações do usuário ou da própria aplicação. Quando estamos em um ambiente de desenvolvimento gráfico, iremos trabalhar muitas vezes apenas inserindo componentes dentro do(s) formulário(s). Estes componentes, deverão responder a eventos, e estes eventos é que serão codificados pelo programador. Ao inserir um componente em uma janela, automaticamente parte da codificação do mesmo é automaticamente acrescentada à fonte do aplicativo, por isso é dado o termo VISUAL. Um componente é um objeto, como por exemplo um botão ou um Grid. Este objeto,