Visitas técnicas Centro de Manaus
Visitas Técnicas
Emily da Silva Costa
Manaus, 02 de abril de 2014
Casa Eduardo Ribeiro
O Museu Eduardo Ribeiro, funciona num belo casarão localizado na rua José Clemente, área próxima a dois dos mais importantes prédios históricos da cidade de Manaus, o Palácio da Justiça e o Teatro Amazonas. Possui três andares e nos dois primeiros podemos observar nos vários ambientes construídos, o modo requintado que viviam as famílias abastadas em final do século XIX e início do século XX. O mobiliário foi adquirido em antiquários e não há praticamente objetos pessoais de Eduardo Ribeiro. Não é de se estranhar, afinal até mesmo sua morte nunca foi esclarecida, pairando dúvidas sobre a possibilidade de assassinato ou suicídio.
Há porém, uma série de elementos curiosos expostos vinculados a Eduardo Ribeiro, como por exemplo livros, jornais da época e até mesmo peças técnicas, como pedras de paralelepípedos usadas nas ruas da cidade no período de transformação, etc. No térreo funciona também a sede da Academia Amazonense de Medicina.
Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas, foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, e é a obra arquitetônica mais significativa do período áureo da borracha e principal patrimônio artístico cultural do Estado. Funciona normalmente como casa de espetáculos, com atrações artísticas regionais, nacionais e internacionais. Hoje abriga o Coral, o Corpo de dança e a Orquestra Filarmônica.
Palácio da Justiça
Localizado na av. Eduardo Ribeiro, a construção foi iniciada em 1894, sob a responsabilidade da firma Moers & Morton, durante a administração do governador Eduardo Ribeiro.
Natural do Maranhão, o administrador foi responsável pelo aterro de igarapés, s.erviços de urbanização, construção de pontes e praças; implantação de serviços de água, luz elétrica e esgotos, além da edificação dos mais importantes prédios históricos da cidade.
A obra foi concluída no