A relevância do museu casa eduardo ribeiro - manaus / am
MUSEU CASA EDUARDO RIBEIRO
Por Angélica Aguiar
Acadêmica do curso de Turismo, 4o Período - UNINORTE
Disciplina de História da Arte Moderna, Ministrada por Simone Villanova
No dia 27 de novembro de 2010, foi realizada uma visita técnica ao Museu Casa Eduardo Ribeiro, localizada na Rua José Clemente, 322 – Centro – Manaus / AM, com a turma de Turismo do 4o Período do Centro Universitário do Norte – UNINORTE. A visita técnica foi orientada pela professora Simone Villanova, que ao longo da visita foi super participava quanto aos seus ensinamentos.
O Museu Casa Eduardo Ribeiro surgiu do reconhecimento da equipe da Secretaria de Estado da Cultura ( SEC ), em relação ao majestoso e visionário Governador do século XIX.
No museu é possível o visitante ter a produção de acervos históricos sobre a vida de Eduardo Gonçalves Ribeiro. Uma relação de história antiga com a arte de ilustrar hoje o passado tão reluzente no centro histórico da cidade de Manaus.
Um empreendimento com três pavimentos, dispondo de sala de recepção, sala de visita, gabinete do governador, gabinete particular, cômodo íntimo, sala de refeição, respectivamente, todos os compartimento com sua decoração majestosa, retratando todo o luxo do final do século XIX.
Toda a estrutura do prédio quanto o acervo passou-se por um processo de revitalização e restauração pelo governo do estado, meados da década de 90, através da SEC. Todo esse processo foi imprescindível para o espaço hoje que abriga visitantes do mundo inteiro, tornando-o o museu mais charmoso e rico em história da bela Manaus, sendo inaugurado em 18 de março de 2010.
É preciso que todos estejam atento quanto esse espaço cultural e turístico, fazendo com que todos desperte em si uma postura sobre a observação das obras, da história da construção da antiga São José da Barra do Rio Negro ( atual Manaus ), e do homem, de origem maranhense, característica mulata, Engenheiro,