visita
Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu
Aluna: Juliana dos Santos RA:A09FII-6
Curso: Engenharia Elétrica
INTRODUÇÃO
A visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada em Foz do Iguaçu -PR foi realizada no dia ..... de ........ de 2013 no período da manhã. Com acompanhamento de engenheiros e profissionais da área tendo a duração aproximada de duas horas e meia.
OBJETIVO
Um aprofundamento no conhecimento de geração de energia a partir de hidrelétrica assim como a melhor visualização de sua dimensão e importãncia.
RESUMO
A usina hidrelétrica binacional Itaipu é amplamente conhecida no território mundial por ser a maior em fornecimento de energia elétrica renovável para a população. A Usina foi construída entre os anos de 1975 e 1982 por dois países que auxiliaram na sua construção o Brasil e o Paraguai.
A usina teve o seu inicio das operações em cinco de novembro de 1982 onde teve suas comportas abertas.
A Itaipu produz energia elétrica com base na energia hidráulica, ou seja, pelo aproveitamento da energia potencial gravitacional da água contida em uma represa elevada. Esta energia está presente na natureza e pode ser aproveitada em desníveis acentuados ou quedas d’água.
Antes de se tornar energia elétrica, a energia deve ser convertida em energia cinética. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. A turbina consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.
A implantação de uma usina hidrelétrica em um rio prevê a construção de uma barragem para represá-lo, formando um lago artificial que pode ter duas funções: acumular água para quando houver diminuição de vazão no rio e prover um desnível para a