as visitas
Aluno: Adriano Tércio Melo de Oliveira professor (a): Mabel Salgado Pereira Disciplina: História do Cristianismo Medieval
As Visitas
A parte da obra que explicita sobre as visitas inicia a explanação sobre o assunto dando uma explicação sobre o termo visita nas sua origem, seu significado segundo os dicionários e também no contexto bíblico, tal como a visita de Maria a sua prima S. Isabel.
Porém, este termo terá outro sentido a partir do momento em que se for falar do período Inquisitorial. Visita passará a ter a conotação de inspeção e isso será o ponto chave para podermos entender o seu sentido no contexto da Inquisição. As visitas eram comumente produzidas pelos tribunais. Podemos encontrar as visitas de livrarias, tipografias, bibliotecas e navios para controlar a produção, circulação e leitura de livros proibidos; as visitas dos tribunais de distrito para vigiar o funcionamento do aparelho burocrático e o cumprimento de todas as tarefas; e as visitas de distrito para examinar o comportamento e as crenças da população.
Todo este trabalho era realizado pelos inquisidores, homens designados para desempenhar tamanho ofício que será acompanhado de todo um aparato para que a autoridade inquisitorial fosse respeitada em todas as partes onde ela estivesse presente. As atividades dos inquisidores começam com o deslocamento – é atividade itinerante e onde estão abrem processos, proferem sentenças e organizam autos de fé. As visitas eram feitas periodicamente de acordo com a época e com os decretos previstos para aquele período da história. Contudo, segundo o autor coloca, elas eram realizadas simultaneamente, porém, no final os resultados deveriam ser analisados em conjunto.
É