Visita a campo
Realizar uma saída a campo faz com que os participantes vivenciem aquilo que estão estudando na teoria, tornando mais fácil a compreensão e a associação dos assuntos tratados em sala de aula. Uma visita a um canteiro de obra é importante para os acadêmicos de engenharia civil, pois podem ter um contato direto com o que será futuramente um dos seus possíveis locais de trabalho. Estando em contato com este ambiente podemos começar a assimilar noções de como organizar uma canteiro de obra e administrar corretamente o andamento dos serviços envolvidos de forma a otimizar o tempo da mão-de-obra e o emprego e armazenamento dos materiais de construção de forma a se obter o melhor custo beneficio. Outro fator que não pode ser descartado é a utilização dos equipamentos de segurança, tendo em vista que no canteiro de obra temos muitas situações de risco.
2) Objetivo:
2.1. Conhecer e aprender a forma correta de utilização dos equipamentos de segurança individual necessários no canteiro de obra. 2.2 Observar a disposição dos materiais e equipamentos e a forma de organização do canteiro de obra. 2.3 Observar a distribuição e aplicação dos materiais de construção em cada fase da obra.
3) Conclusões:
Para realizar uma visita a um canteiro de obra é necessária a utilização que equipamentos de segurança os chamados EPI’s (equipamento de segurança individual), o principal deles é o capacete, o qual evita acidentes em caso de queda de algum objeto dos pavimentos superiores, é importante ainda utilizar um calçado fechado e calça comprida de tecido grosso tipo brim, para proteger os pés e as pernas de objetos pontiagudos ou afiados que possam causar algum ferimento. Ao entrar no canteiro de obra observamos primeiramente a disposição dos materiais como areia, brita, blocos cerâmicos e barras de ferro, que estavam localizadas próximo as betoneiras que por sua vez se encontravam ao lado do edifício e próximo ao