Visita de Campo
No dia 28 de setembro de 2013 foi realizada uma visita técnica em uma obra particular, na Rua Onofre Camilo Campos, Bairro Enseada das Garças, na qual foi aplicado um questionário abordando as principais características da obra (número de funcionários, duração, etc.), a destinação dos resíduos gerados durante o processo e posteriormente calculou-se a quantidade de CO2 gerado no transporte dos materiais usados na construção. O encarregado da obra, Sr. Efigênio dos Santos, nos recebeu e colaborou prontamente para responder o questionário. Segue abaixo as principais informações obtidas:
- Empresa: Obra particular
- Área construída: 431,89m²
- Estimativa de duração da obra: 14 meses (faltam aproximadamente 2 meses para o término)
- Aspecto da obra: organizado
- Local antes da obra: lote vago sem vegetação natural
- Características do bairro: densidade populacional de 4859,1 hab/km²; não ocorrem enchentes (pelo menos segundo o Sr. Efigênio) e o bairro possui saneamento básico.
- Funcionários: inicialmente, contabilizavam 14; atualmente e até o final são 4. Os pedreiros mantêm um alojamento próprio, pois a maioria não é de Belo Horizonte (muitos vêm do Nordeste)
- Acidentes: Alguns acidentes, de pequena magnitude aconteceram (cortes, pancadas). Todos os funcionários possuíam os EPI, apesar dos mesmos não serem usados o tempo todo. Quanto aos e resíduos gerados e quantidade dos mesmos, os dados são: aproximadamente 1,5 caçambas por mês, de gesso, cerâmica, embalagens, etc., sem a devida separação. Do lote em que a obra está sendo desenvolvida, foi necessária a adição de 10 caminhões de terra. Em relação à areia, são gastos em média um caminhão por semana, resultando num total de 15.200,64kg de CO2 emitidos no transporte; os 2000 sacos de cimento e os tijolos utilizados na obra resultaram num total de 56.760kg e 3.475,90kg de CO2 emitidos, respectivamente.
Obra: Fundep
No dia 25 de setembro de 2013 foi realizada uma visita